Projeto arRUAça - educação e empreendedorismo para jovens
 


 

00:04:23

 O Canal Mova-se foi conhecer projetos de mobilidade urbana criados por trinta jovens do Campo Limpo, bairro da periferia de São Paulo. Eles foram o resultado de um trabalho de meses, desenvolvido através do projeto arRUAça , uma metodologia de educação e empreendedorismo criada pelo oGangorra, da jornalista Aline Cavalcante.

Um dos projetos, o “BIKE-SE”, é um aplicativo de comunicação entre comunidade e poder público. O usuário relata um problema das condições dos ciclistas, que será adicionado a um mapa e encaminhado ao poder público. Ele também poderá fazer uma intervenção artística no local para chamar a atenção. O mentor deste projeto foi Daniel Guth, da ONG Ciclocidade -associação dos ciclistas urbanos de São Paulo.

O outro projeto, “QG DA BIKE”, é um empreendimento social voltado para a educação. Oficinas mostrarão todo o potencial e soluções que a bicicleta pode proporcionar na transformação da comunidade. O mentor deste projeto foi Marcos Jana, da ONG Bike Anjo - uma atividade voluntária desenvolvida por ciclistas que ensinam as pessoas a pedalar gratuitamente.

Links relacionados
http://www.ogangorra.com.br/
http://bikeanjo.org/
http://www.ciclocidade.org.br/
http://escoladenoticias.org/noticia/arruaca-em-campo-limpo