O futuro das cidades inteligentes
 


 

00:02:01

 As cidades como motor de transformação do mundo. Este foi o tema central do Smart City Business America, realizado em Curitiba, entre os dias 19 e 21 de maio de 2015. O congresso reuniu prefeitos e representantes de cidades brasileiras e de outros países, CEOS de empresas, entidades de classe e universidades.
Organizado pelo Instituto Smart City Business, presidido por Leopoldo Albuquerque, o evento é uma plataforma que pretende trazer o debate, trocar informações e alternativas de soluções inteligentes para os desafios encontrados nas cidades modernas. Seu objetivo é identificar as demandas estruturais que afetam o Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Geração de Energia dão o tom do futuro.
Um evento paralelo ao Smart City, foi a Conferência ONU-Habitat. Nos debates, discutiu-se o futuro das cidades. O papel dos governos locais e do setor privado para encontrar soluções inteligentes frente aos desafios do desenvolvimento sustentável.
Ao final do primeiro dia do encontro, foi assinada a Declaração de Curitiba - um protocolo com sugestões de políticas para cidades inteligentes que serão discutidas na Habitat Três - a conferência da ONU sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que será realizada em Quito, no Equador, em 2016.