Gustavo Fruet e os desafios do transporte público de Curitiba
 


 

00:02:31

 Congresso Smart City Business America - o futuro das cidades transformando o mundo. O Canal Mova-se marcou presença e entrevistou o anfitrião do evento, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.
Para ele o grande desafio das cidades brasileiras hoje é o financiamento do sistema de transporte público: “nenhuma cidade dará conta sozinha do acentuado crescimento que as grandes cidades viveram no país”.
Fruet disse que Curitiba mantêm bons indicadores com relação a outras capitais. Está acima da média, mas cada vez mais assume compromissos e tem metas a serem cumpridas: “muito investimento, muito planejamento e intervenção do espaço urbano que cada vez é mais competitivo, dividido entre veículos, transporte público e habitações”.
As metas do governo de Fruet são: reforçar a revisão do Plano Diretor da cidade e buscar novas formas de financiamento pensando a cidade nos próximos 30 anos, com novas tecnologias e com a 4ª geração de BRT’s. Reforçar também as parcerias com o setor privado, como com a Volvo BUs, empresa que está desenvolvendo um novo ônibus híbrido elétrico que deverá entrar em operação em Curitiba em 2017.

Links relacionados:
http://www.curitiba.pr.gov.br/