Itaipu Binacional e a mobilidade elétrica inteligente
 


 

00:06:16

 Smart City Business America, Curitiba 2015. Na área de exposição as empresas mostraram seus produtos e projetos. A Itaipu Binacional apresentou o MOB - I, Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente, e expos um dos veículos que compõem a frota de elétricos da usina – o compacto Renault Twizy, montado dentro da própria Itaipu.

Mova-se esteve também na palestra de Margaret Groff - diretora financeira executiva da hidrelétrica. Ela falou sobre os projetos de mobilidade da empresa e apresentou o MOBI – ME uma plataforma de gestão da mobilidade em tempo real, com um aplicativo para o cidadão.

A Itaipu Binacional desenvolveu quatro pilotos para testar as novas soluções em mobilidade elétrica como contou Margaret Groff.
Em um ano, os 12 veículos do projeto piloto Curitiba Ecoelétrico rodaram cerca de 50 mil quilômetros. Quase seis toneladas de dióxido de carbono, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global, deixaram de ser emitidas no céu de Curitiba.

O Curitiba Ecoelétrico conta hoje com dez eletropostos, conectados a um centro de monitoramento e controle. Os carros são usados pela Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Departamento de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pelos gabinetes do prefeito e da vice-prefeita.

O projeto completa um ano de operação no dia 5 de junho e tem como parceiros a Prefeitura de Curitiba, Aliança Renault-Nissan e Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (Ceiia), de Portugal.

Outros pilotos integrantes do Mob-i são o Brasília Ecomóvel e Mob-i ONU, ambos desenvolvidos na capital federal, e o Mob-i Itaipu, em Foz do Iguaçu.

“Fizemos os pilotos para testar as tecnologias, buscar insumos para a pesquisa e o desenvolvimento, e para trazer o projeto mais próximo do cidadão, da gestão pública”, conta a diretora da Itaipu Margaret Groff.

O futuro do projeto reserva boas novidades para o cidadão: “Nosso principal objetivo é ter um sistema de car sharing de veículos elétricos”, contou ao final da apresentação.

Agradecimentos
Imagens cedidas pela Vision Art
http://www.visionart.com.br/

Links relacionados:
Projeto MOB-I
http://projetomob-i.com.br/
CEIIA - Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade (Portugal)
http://www.ceiia.com/
PTI - Parque Tecnológico Itaipu
http://www.pti.org.br/
Ecolétrico - Prefeitura de Curitiba
www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br
Itaipu Binacional
http://www.itaipu.gov.br/