Reportagem da inauguração da Ciclovia da Paulista
 


 

00:06:15

 Ela é um marco para a cidade de São Paulo. No domingo, dia 28 de junho, milhares de ciclistas estiveram na Avenida Paulista e fizeram uma verdadeira festa da mobilidade urbana.

A ciclovia liga a Praça Oswaldo Cruz a Avenida Angélica. Tem quatro metros de largura e fica a uma altura de 18 cm em relação às faixas de rolamento ao seu lado. E não é pintada, mas feita de concreto pigmentado.

A obra custou 12 milhões e duzentos mil reais, recursos aplicados não só na construção dos três quilômetros e meio de ciclovia, mas na instalação de três mil metros dutos para a passagem de fibra ótica, reforma das calçadas, enterramento de fios, iluminação e totens de sinalização.

A construção de ciclovias é uma das principais marcas da gestão do prefeito Fernando Haddad, que chegou pedalando. Ele fez questão de homenagear uma das vítimas do trânsito da cidade, o ciclista David Santos Souza, que perdeu o braço ao ser atropelado na Avenida Paulista.

São Paulo já conta com 307 quilômetros de ciclovias e até o final do ano o Prefeito Haddad pretende chegar aos 400 quilômetros. Ele falou ao Canal Mova-se com exclusividade e disse que a ciclovia da Paulista era uma obra necessária para a segurança dos ciclistas: “São Paulo está fazendo uma verdadeira revolução na mobilidade e no futuro a cidade vai agradecer com toda certeza”.