Microrrevoluções urbanas
 


 

00:05:21

 Este foi o tema de um debate no Congresso da ANTP, em Santos. Cinco mulheres representantes de organizações não governamentais demonstraram que é mais fácil cada pessoa cuidar um pouco da cidade, do que esperar mudanças de organizações complexas ou de governos burocráticos. E como fazer isso? Por meio de projetos viáveis e de baixo custo, despertando as pessoas, mostrando que elas pertencem à cidade onde atuam e habitam.

Silvia Ballan, que representou a Ong “Bike Anjo”, formada por ciclistas experientes voluntários que ensinam as pessoas a pedalar, é um bom exemplo de uma cidadã microrrevolucionária, pois é ciclista desde os 14 anos de idade, e desde que se tornou mãe, leva sua filha à escola de bike. Silvia Balán também falou que é preciso educação no trânsito, não importa o modal que o cidadão escolha.

A arquiteta e urbanista Gabriela Callejas falou da experiência da “Cidade Ativa”, em que é co- fundadora, uma ONG que incentiva as pessoas a queimarem calorias, e não combustíveis. A organização é formada por colaboradores de diversas áreas que acreditam em cidades e estilos de vida mais saudáveis.

Renata Rabelo,arquiteta e urbanista, criadora do “Desenhe sua Faixa”, explicou como funciona o projeto que idealizou. Encontrou uma faixa em mau estado ou um lugar que precisa de faixa de pedestres na cidade de São Paulo, então sugira a sua faixa de pedestres na cidade de São Paulo no mapa colaborativo.

Silvia Stuchi Cruz, também participou do debate. Ela é idealizadora da rede de voluntários “Corridaamiga”, que incentiva a corrida como meio de transporte. Juntando a paixão pela corrida e a importante questão da Mobilidade Urbana, surgiu o conceito da “Corridaamiga”, onde voluntários compartilham instruções e orientações para a prática da corrida como meio de transporte na cidade.

A Arquiteta e urbanista Irene Quintáns é a representante da “rede OCARA”, no Brasil, que conecta as crianças com a cidade. Suas oficinas buscam a ocupação criativa e divertida dos espaços urbanos. A Red OCARA tem colaboradores em vários países da América Latina. A red incentiva colaborações entre entidades externas, para programar atividades e encontros de intercambio de experiências. OCARA é uma palavra tupi-guarani, que significa praça, centro de aldeia, e deriva da palavra "oca" (casa, abrigo).

Links relacionados:
http://www.bikeanjo.com.br
http://www.silviaenina.org/
http://www.redocara.com/
http://www.cidadeativa.org.br/
https://desenhesuafaixa.cidadera.com/
http://www.corridaamiga.com.br/